Respirar corretamente para caminhar com eficácia e ficar zen!

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Respirar e caminhar: estes dois atos são tão naturais que os praticamos inconscientemente. E no entanto, você deve aprender alguns procedimentos específicos. Para praticar corretamente a caminhada esportiva, saiba que é também necessário reaprender a respirar corretamente.

Uma respiração bem executada permite que você ganhe mais conforto durante a caminhada, mais resistência, assim como mais serenidade no dia-a-dia.

O suficiente para dar um novo fôlego ao seu desejo de bem-estar!

Respirar corretamente: uma condição essencial na caminhada rápida

Durante a sua sessão de caminhada esportiva, você está concentrado no movimento dos braços, na articulação dos pés, na postura das costas... e, sem perceber, poderá não estar respirando de forma fluida e natural!

Ora, é precisamente nesse momento que os seus músculos demandam mais oxigênio para funcionar durante o esforço e de forma prolongada!

Para evitar ficar ofegante e com aquela dor chata nas costelas, respire de forma profunda e regular com a barriga. Assim, você mobilizará toda a sua capacidade pulmonar e armazenará o oxigênio necessário para manter o esforço. Caminhando melhor e durante mais tempo!

Controlar o fôlego em repouso com um exercício de respiração

Para treinar a “respiração correta”, pratique em casa, em repouso ou antes de iniciar uma sessão de caminhada esportiva.

1 - Deite-se de costas

Relaxe e coloque uma mão na barriga.

2 - Inspire pelo nariz, de forma lenta e profunda

Você sentirá a barriga se encher e, em seguida, os pulmões. Esta dilatação é assegurada pela contração do diafragma, uma espécie de membrana elástica localizada na caixa torácica.

3 - Expire pela boca

O diafragma se contrai, fazendo com que o ar seja expelido dos pulmões. Em seguida, a barriga se contrai lentamente.

Ao praticar regularmente este exercício, você descobrirá que ele é muito eficaz para aliviar o estresse do dia-a-dia! Uma respiração profunda e consciente lhe proporciona uma maior sensação de serenidade.

Respirar corretamente para manter uma postura ereta e trabalhar a zona do tronco

Emmanuel Lassalle, praticante de caminhada de longas distâncias, aprendeu a controlar o seu fôlego durante o esforço. Transpôs o exercício acima descrito para a sua prática esportiva e observou os múltiplos benefícios. “Isso ajuda a manter o corpo ereto, o que é fundamental para manter a postura correta em caminhada esportiva e evitar dores nas costas.”

Outra contribuição: respirar com a barriga de forma consciente reforça os músculos abdominais! Para trabalhar estes músculos, não hesite a contrair ligeiramente os abdominais durante a fase de expiração.

Encontrar o ritmo de respiração correto em caminhada esportiva

Consegue respirar bem com a barriga? Agora você pode desenvolver o seu próprio ritmo de respiração.

Segundo Emmanuel Lassalle, “existem tantas formas de respirar quanto existem praticantes de caminhada”. E ainda nos revela, “pessoalmente vou ritmando a minha respiração com os movimentos dos meus braços. Inspiro durante 3 movimentos de braços e expiro durante os 3 movimentos seguintes”. Outros praticantes de caminhada preferem ritmar a respiração com base na passada.

Encontre o seu ritmo e aprecie os resultados obtidos em termos de resistência. Sobretudo, não se esqueça de iniciar e finalizar as suas sessões de caminhada com um ritmo mais lento... isso permitirá retomar o fôlego e recuperar mais rapidamente!

Conhece outra técnica de respiração? Compartilhe conosco em poucas palavras!

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