Ao iniciar-se na caminhada rápida, procure articular bem o pé, movimentar os braços e respirar de forma ritmada... Mas já prestou atenção na posição das suas costas? A caminhada esportiva é uma boa forma de reforçar os músculos das costas e de resolver o problema das dores nessa região do corpo... Explicamos porquê... e como!
Caminhar corretamente para reforçar os músculos das costas
A caminhada esportiva é uma atividade não lesiva que tonifica todo o corpo... incluindo as costas! Muitos praticantes de caminhada já puderam constatar que esta prática alivia as suas dores nas costas.
É o caso de Emmanuel Lassalle, praticante de caminhada de longas distâncias, que resolveu o seu problema de dores dorsais graças à caminhada: “Comecei a praticar caminhada rápida depois de um traumatismo, em uma época em que tinha cerca de 4 crises de lombalgia todos os anos. Essas crises desapareceram após alguns meses.”
A caminhada esportiva é também um esporte muito menos lesivo do que a corrida. Na caminhada rápida, o impacto sofrido é equivalente a 1,5 vezes o seu peso enquanto que de 3 vezes o seu peso na corrida! É uma diferença significativa para as suas costas...
mas os benefícios da caminhada dependem da sua postura e da forma como executar os movimentos!
Relaxar os ombros antes de caminhar
Para executar corretamente os movimentos de caminhada rápida, você deverá estar totalmente relaxado e realizá-los da forma mais natural possível.
Relaxe para eliminar as tensões residuais e relaxe os ombros até que estes fiquem soltos e baixos.
Manter as costas eretas
Atenção às costas curvadas! Você deverá ter as costas bem eretas, de modo que a sua coluna vertebral possa girar corretamente durante o esforço. Para esse efeito, alinhe o pescoço e a cabeça com o resto do corpo.
“Procure também não acentuar a sua curvatura natural esticando as nádegas para trás”, acrescenta Emmanuel Lassalle.
Olhar reto e para frente
Para garantir essa verticalidade, o seu queixo deve ficar numa posição paralela ao solo. Fixe o seu olhar mais longe. Rapidamente você constatará que essa posição o ajuda a manter as costas eretas e facilita a sua respiração!
Mantenha o quadril estável
A sua postura de partida já está fixada. Só falta agora conservá-la enquanto exercer o seu esforço! Cabe ao quadril se mover da frente para trás.
Quando avançar a perna direita, deverá prolongar esse movimento até o quadril. Isso permite reduzir o impacto do pé no solo e preservar as suas costas.
Além do conforto proporcionado durante a caminhada, o fato de manter o quadril bem estável permite trabalhar bem os músculos dos glúteos e os abdominais.
“Neste aspecto” assinala Emmanuel Lasalle, “você deverá evitar contrair as nádegas para não contrair a parte inferior das costas e ficar com a coluna rígida”.
Ganhar velocidade em caminhada esportiva
Para caminhar mais rapidamente, evite o comportamento intuitivo de inclinar o corpo para a frente! Isso só provocará um cansaço prematuro nos músculos das costas e dores na nuca.
Fixe um ponto no solo, a cerca de vinte metros à sua frente.
Por último, não se preocupe se estiver desconfortável no início: os seus músculos se acomodaram após muitos anos de má postura, mas irão se consolidar progressivamente. Contorne este desconforto temporário alongando os ombros, costas e pescoço.
Você já sabe a teoria, agora é hora de começar a prática de caminhada rápida em seus percursos favoritos!