Praticar caminhada esportiva faz bem ao coração!

Colocar um comentário

A caminhada esportiva é uma atividade suave de endurance que solicita vários músculos, incluindo o coração. Praticar regularmente caminhada ativa, esportiva ou rápida faz bem à saúde e fortalece o coração. Permite evitar doenças cardiovasculares, as principais causas de mortalidade na França.

Vejamos mais de perto esta atividade que conquista corações!

Regularizar a pressão arterial através da caminhada rápida

Você sente necessidade de cuidar melhor da sua saúde? Então caminhe! A caminhada ativa é uma fonte de múltiplos benefícios, começando pela redução da pressão e do estresse.

E este não é um benefício tão insignificante, como salienta Charles Aisenberg, médico do esporte filiado ao Instituto Nacional do Esporte, da Especialização e da Performance (INSEP). “A prática regular de uma atividade física (como a caminhada esportiva, NDR) permite baixar a pressão arterial a 10 mm.”

Controlar os diabetes praticando caminhada ativa

Ao percorrer quilômetros, os praticantes de caminhada esportiva contribuem também para prevenção da diabetes do tipo II.

“A prática esportiva permite evitar esta doença em cerca de 60% dos casos de pré-diabetes”, observa Charles Aisenberg. Permite “inclusive aliviar os tratamentos medicamentosos e retardar as complicações em pessoas com diabetes já confirmada”.

Caminhada rápida e bom colesterol

O seu esporte escolhido tem outro benefício não visível: melhora o seu perfil lipídico no sangue. Em outras palavras, a caminhada ativa permite reduzir o mau colesterol e melhorar o bom!

Caminhada rápida e perda de peso: existe uma relação direta!

Quando associada a uma dieta, essa “caminhada esportiva” ajuda a controlar o peso. Ao longo dos quilómetros, o seu corpo irá queimando as gorduras da região abdominal, contribuindo para afinar a sua silhueta.

Ouvir o coração enquanto caminha, um indicador útil!

Atuando como um verdadeiro barômetro do seu estado de saúde, o coração também pode servir para ritmar a sua sessão de caminhada esportiva. Se estiver batendo muito depressa (frequência cardíaca elevada), você ficará ofegante e rapidamente cansado.

Qual é a solução? Treinar regularmente e dosar bem o seu esforço.

À medida que for evoluindo na sua prática, a sua frequência cardíaca em repouso diminuirá. Você observará também que ela aumentará mais lentamente e não subirá tanto durante o esforço. O seu coração terá mais capacidade e você poderá, então, aumentar a sua velocidade média de caminhada realizando esforços cada vez mais intensos.

Charles Aisenberg recomenda que se pratique caminhada esportiva pelo menos 3 dias por semana, com sessões mínimas de 20 minutos e a uma frequência cardíaca de 50 a 75 % da sua FCM (frequência cardíaca máxima).

Para conhecer a sua FCM, você pode fazer um teste de esforço com ajuda de um médico ou sozinho. Faça o seguinte cálculo: (220 - a sua idade) se for homem, (226 - a sua idade) se for mulher.

Todos os benefícios da caminhada esportiva melhoram significativamente o funcionamento global do seu coração e dos seus vasos sanguíneos. Já foi comprovado e calculado: em pacientes que sofrem de doença coronariana, a prática moderada de uma atividade física reduz a mortalidade em cerca de 35%!

Está pronto para fortalecer o seu coração e melhorar a sua saúde?

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Deixar a opinião
Benefícios da caminhada

Está clinicamente provado: praticar uma atividade física regular permite manter a forma. De entre os “esportes saudáveis”, a caminhada rápida se destaca pelos benefícios proporcionados em termos de endurance. Vamos interpretar os fatores fisiológicos relacionados com a sua velocidade média de caminhada!

Benefícios da caminhada

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a caminhada rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso de modo duradouro?

(2)
HAUT DE PAGE