Praticar caminhada esportiva durante a gravidez: como e até quando?

Está grávida, se sente linda e deseja praticar um esporte durante gestação? Prefira uma atividade física suave e continuada, como a caminhada esportiva: a modalidade ideal para acompanhar as mudanças do seu corpo! Apresentamos alguns conselhos para aproveitar ao máximo a sua caminhada durante a gravidez..

Caminhada esportiva: uma atividade suave para as gestantes

A caminhada esportiva é praticada no ritmo que desejar, não sendo agressiva para a futura mamã, nem traumatizante para o bebé. Se você estiver atenta às suas sensações, a caminhada esportiva não trará nenhum risco de aborto espontâneo ou de sofrimento fetal.
 
Você deverá no entanto ter algum cuidado: "Em uma gravidez normal, existe um aumento de peso médio de 12 kg”, explica o Dr. Bacquaert, consultor de medicina esportiva e de esporte saudável. ”Esta mudança pode ocasionar perdas de equilíbrio associadas ao volume abdominal e a uma curvatura nas costas mais acentuada. Convém ter cuidado com os impactos e a postura”.

Benefícios da caminhada rápida para as mulheres grávidas

Caminhar proporciona o prazer associado ao esporte e oferece uma grande inspiração de ar fresco. Existem mais benefícios! Inconscientemente, ela previne a sensação de pernas pesadas, uma vez que a caminhada esportiva estimula a circulação dos membros inferiores.
 
Caminhar em ritmo rápido melhora também fortalecimento da região abdominal: ideal para preparar para o trabalho de parto! A futura mamãe ainda aproveitará as suas sessões de caminhada para trabalhar a respiração. Abstraia-se do mundo e faça pequenos exercícios respiratórios que exercitam o períneo.
 
Prefira sessões de 30 minutos — divididas em 2 X 15 minutos — sem esquecer a hidratação.

A caminhada esportiva e a recuperação da forma física nas jovens mães

Após o nascimento do seu bebê, retome a caminhada esportiva. É uma das atividades mais indicadas para voltar ao esporte após o parto que poderá praticar 4 a 6 semanas depois, mediante a liberação médica.
 
É possível unir caminhada esportiva e amamentação, porém o edema mamário pode, em alguns momentos, causar desconforto durante a prática.

Os conselhos práticos de Julie, colaboradora da Newfeel há 4 anos e… recém-mamãe!

“O indispensável para mim é ter um bom suporte do seio com um sutiã esportivo confortável. Para evitar o atrito das coxas, prefira um vestuário justo que respire e, sobretudo, elástico para não apertar demais a barriga. Por último, escolha um calçado flexível e leve para facilitar a articulação do pé e acompanhar a sua passada nas suas caminhadas com o bebê!”

A postura correta para praticar esporte durante a gravidez

Para praticar de forma totalmente segura caminhada rápida durante a gravidez, é preciso tomar algumas precauções:

  •  use um calçado confortável e adaptado à caminhada rápida;

  •  preserve as suas costas caminhando sem mochila em locais planos com solo confortável, como trilhas ou caminhos com vegetação;

  •  controle a sua respiração: você deverá conseguir cantar sem estar ofegante;

  •  reduza a intensidade e a duração das suas sessões, porque o bebê também precisa de oxigénio!

Até quando praticar caminhada esportiva durante a gravidez?

“Desde que a mulher não sofra de hipertensão arterial, a caminhada rápida pode ser praticada até alguns dias antes do parto.” O Dr. Bacquaert  explica, contudo, que “o colo do útero não deve estar dilatado e o aumento de peso e do perímetro abdominal não devem ser muito elevados”
 
Se tiver alguma dúvida, consulte o seu médico.

Caminhada esportiva

Deixou de praticar esporte por falta de tempo ou após uma lesão? Deseja voltar a praticar uma atividade física de forma não lesiva? Retome o caminho do exercício com toda a segurança optando pela caminhada esportiva: uma prática acessível a todos, completa e não lesiva para as suas articulações.

Benefícios da caminhada
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Como a principal preocupação estética de inúmeras mulheres, a celulite é algo que frequentemente as impede de se sentirem bem consigo mesmas. O acúmulo de gordura residual na parte superior das coxas não é uma fatalidade e pode ser combatida muito facilmente. Descubra como a caminhada esportiva pode ajudar a aperfeiçoar o corpo graças ao seu efeito anticelulite.

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