Começando a caminhada esportiva, muitos de vocês sentiram dor na parte da frente das pernas. Trata-se da inflamação de um músculo localizado no nível da tíbia, que é muito solicitado durante a caminhada:o tibial anterior. Não tenha medo!
Emmanuel Lassalle, praticante de caminhada esportiva, que chegou em segundo lugar no Paris-Colmar 2014 conhece bem isso. Ele explica como fazer.
De onde vem essa dor?
Aumentando a velocidade, a flexão do pé para cima se acentua naturalmente avança para alcançar o solo e iniciar o movimento com o calcanhar. O tibial anterior vai então se contrair de modo não habitual.
"É normal experimentar uma dor assim quando se começa a caminhada esportiva, leva tempo para se adaptar, ao contrário da caminhada que praticamos todos os dias. O tibial deve ser trabalhado. Então, não entre em pânico, todos os praticantes de caminhada, aqueles que executam a caminhada regularmente, de modo esportivo, atletas ou não, passam por lá! "
3 maneiras de fazer desta dor uma lembrança
Alongue-se!
Se seus músculos tibiais estão doloridos, não deve hesitar em parar sua sessão para retomá-la após o alongamento, por exemplo, após um aquecimento de 15 minutos.
-
Sente-se em seus calcanhares, mantendo as costas bem retas.
-
Levante suavemente os joelhos, um após o outro. Mantenha essa posição durante 30 segundos. Você pode repetir várias vezes para garantir a total extensão do tibial anterior.
É importante repetir esse alongamento no final da sua sessão.
Hidrate-se!
A hidratação é a base de sua sessão.
"Eu aconselho você a beber água a cada quinze minutos, para que seus músculos drenem as toxinas mais facilmente." Se sua sessão for superior a 1:30h, prefira uma bebida energética para fornecer todo o combustível necessário para seu corpo! "
Escute você mesmo!
A caminhada deve ser um esforço suave se o seu objetivo é o seu bem-estar e o seu prazer. Nunca force. A prática da caminhada deve ser progressiva.
"Respeite essa progressão para que o prazer se torne o melhor companheiro de estrada"