Caminhar no dia-a-dia: só tem vantagens!

(3)
Colocar um comentário

Praticar esporte ocasionalmente é bom. Praticar todos os dias é melhor ainda! Caminhar todos os dias, permite trabalhar todo o corpo, reduzir o estresse e se manter saudável. Mas para colher os benefícios da caminhada esportiva é preciso ter tempo e disponibilidade.

Listamos, a seguir, os benefícios de uma prática diária de esporte e as nossas cinco recomendações para intensificar gradualmente a caminhada todos os dias!

A caminhada rápida é o “esporte saudável” por excelência

A caminhada esportiva é uma atividade física não lesiva e estimulante em todos os níveis. Eis uma pequena lista não exaustiva dos benefícios que esta prática proporciona:

Caminhar libera as tensões

Fazer uma sessão de caminhada rápida por dia é uma excelente forma de romper com o ritmo acelerado que marca o nosso atual modo de vida. Permite-nos adotar um certo distanciamento, abstrair do dia-a-dia e reduzir pouco a pouco o nosso nível de estresse.

Anda nervoso? Faça uma sessão de caminhada esportiva a um ritmo mais elevado!

Anda cansado? Caminhe a uma velocidade moderada, respirando mais fundo com a barriga. Observe a natureza que o rodeia... ficará mais relaxado!

Trabalhar o reforço muscular

A caminhada diária permite trabalhar profundamente todos os músculos. Passo a passo, dará mais firmeza às coxas e aos glúteos e reforçará progressivamente todos os músculos das costas. Um reforço regular, sem sensação de esforço intenso ou lesivo, com uma atividade semanal.

Praticada em modo de resistência, a caminhada esportiva permite ainda melhorar a circulação sanguínea e reforçar a função cardíaca.

Caminhar ajuda a perder peso

Charles Aisenberg, médico do esporte, comprova: “A caminhada esportiva é a melhor dieta”!

Efetivamente, um esforço continuado é assimilado de forma mais eficaz pelo corpo e é mais fácil de exercer a longo prazo. Para acabar com o efeito ioiô das dietas de curta duração!

Cinco momentos para caminhar todos os dias

O Programa Nacional de Nutrição e Saúde recomenda caminhar 30 minutos “adicionais” por dia, para se manter saudável. Um objetivo que não é difícil de alcançar se mudarmos alguns hábitos.

1 - Desça uma estação de metrô antes do seu destino

Faça o resto do trajeto a pé e aproveite para tomar um ar entre a casa e o escritório. Com um pouco de treino e organização, você conseguirá caminhar distâncias cada vez maiores!

2 - Caminhe na sua hora de almoço

Vá buscar a sua refeição a pé! Caminhará alguns minutos e abrirá o apetite, além de fazer um verdadeiro intervalo no seu dia de trabalho.

3 - Vá buscar os seus filhos à pé

Depois da escola ou da creche, é sempre agradável caminhar lado a lado com o seu filho e aproveitar para falar sobre como correu o dia. O trajeto será mais agradável se passar por um parque a caminho de casa!

4 - Aproveite o fim de semana para fazer uma longa caminhada

Sozinho, com a família ou os amigos, vá até ao parque ou uma zona de campo próximo da sua casa. Caminhar é também uma oportunidade para absorver a luz natural e melhorar o humor!

5 - Esqueça o seu carro!

Se precisa de fazer pequenas compras ou tratar de outro assunto, redescubra estes curtos trajetos que podem ser percorridos a pé! No início, isso poderá exigir um esforço de obrigação, mas depois que você entrar na rotina, não fará de outra forma.

Não faltam ocasiões propícias para caminhar todos os dias, mesmo no inverno: às vezes, basta dar o primeiro passo!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Deixar a opinião
Benefícios da caminhada

Você deseja perder alguns quilos mas a agulha da sua balança tem dificuldades em indicar o caminho certo?Charles Aisenberg, médico de esporte assessor no INSEP (Instituto Nacional do Esporte, das Competências especializadas e do Desempenho), aconselha a caminhada esportiva para que você se sinta melhor com seu corpo. Acabe com as dietas complicadas, é necessário caminhar para perder peso!

(2)
Benefícios da caminhada

O esporte faz bem à saúde, todo mundo sabe. Mas sabia que a prática de uma atividade física também permite cuidar do seu estado de espírito? Conheça os efeitos antiestresse da caminhada esportiva. Vamos analisar esta atividade muito completa numa outra perspectiva!

(2)
HAUT DE PAGE