Caminhada esportiva ou a arte de articular bem o pé!

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Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia-a-dia e a forma de andar do praticante de caminhada esportiva? O movimento do pé! No primeiro caso, a caminhada é praticada de forma inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada.

Na caminhada esportiva, é fundamental articular bem o pé para trabalhar os músculos sem riscos de lesão. Aperte o seu calçado de caminhada esportiva e trabalhe o seu “primeiro passo”!

Saber “caminhar corretamente” em caminhada esportiva

Apesar do seu ritmo brando, a caminhada rápida exige um esforço do corpo todo. Quando nos deslocamos, transferimos a carga do nosso peso de um pé para o outro. Toda a técnica dos praticantes de caminhada esportiva reside neste movimento do pé, que lhes permite suportar o seu peso, de forma não violenta. Um detalhe que faz toda a diferença!

Para proteger as suas articulações, você deverá procurar fazer essa transferência de forma equilibrada entre o pé que ataca o solo e o pé que propulsiona, graças aos dedos.

Articular o pé, do calcanhar aos dedos

O objetivo é obter uma maior amplitude de movimento articulando o pé em toda a sua extensão: do calcanhar aos dedos.

Na prática, você deverá sentir os dedos do pé esquerdo tracionando o solo e, ao mesmo tempo, o calcanhar direito atacando o solo.

1 - Pouse o calcanhar no chão

Pouse o calcanhar no chão de forma suave. O impacto com o solo é amortecido mais eficientemente e dividido por uma maior superfície. Este movimento protege as articulações do seu pé. O risco de lesão aumenta, se acelerar a passada pisando o solo com todo o seu peso num pé.

A boa articulação do pé e o assentamento do calcanhar no solo permitem caminhar com leveza!

2 - Articule o pé

Quando o calcanhar estiver apoiado no solo, articule totalmente o pé de modo a sentir todas as articulações se movendo com fluidez.

Este específico movimento da caminhada esportiva atenua qualquer impacto que possa ser transmitido aos joelhos, às ancas e às costas. Fique atento ao seu corpo para refinar a elaboração da passada.

3 - Impulsione o seu corpo com os dedos do pé!

Quando o seu pé estiver totalmente apoiado no solo, é o momento de “fazer tração” de forma enérgica com os dedos do pé.

  • A nossa dica: para realizar bem este movimento, nem sempre intuitivo, imagine que quer mostrar a sola dos seus sapatos a uma pessoa que está atrás de você!

Não enfraqueça esta propulsão, uma vez que é esta fase que lhe permitirá se adiantar e ganhar potência e velocidade de caminhada. Se dominar bem este movimento, você trabalhará os músculos dos pés, das pernas, das coxas e dos glúteos.

Como já deve ter percebido: Caminhar corretamente requer toda uma aprendizagem! Inclusive, isso é a condição fundamental para uma passada leve e ritmada, perfeitamente coordenada com o movimento dos braços.

Você já dominou este primeiro passo? Compartilhe conosco a sua iniciação na caminhada esportiva e as suas dicas!

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Técnicas e dicas

Começando a caminhada esportiva, muitos de vocês sentiram dor na parte da frente das pernas. Trata-se da inflamação de um músculo localizado no nível da tíbia, que é muito solicitado durante a caminhada:o tibial anterior. Não tenha medo!

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Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

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