Caminhada esportiva

Todos os benefícios da caminhada esportiva para a saúde, os nossos programas de treino e técnicas de caminhada esportiva, caminhada diária e caminhada rápida

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Se manter motivado é a chave para atingir seus objetivos esportivos. Emmanuel Lassalle, praticante de marcha atlética de fundo dá conselhos para manter a sua vontade de marchar.

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Deseja perder peso para cuidar da saúde? Praticada regularmente, a caminhada esportiva pode ser uma excelente forma para evitar as dietas desmotivantes e se exercitar. Para o especialista de medicina esportiva Charles Aisenberg, é até melhor para a saúde!

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A caminhada esportiva é uma atividade que pode ser praticada a qualquer hora, tanto em espaços interiores como exteriores. Praticar caminhada em ginásioé vantajoso quando as condições meteorológicas não são as melhores... mas caminhar ao ar livre, num parque ou à beira-mar é sempre mais motivador e agradável para o corpo e espírito! A caminhada esportiva ainda é melhor ao ar livre: seis razões para comprovar!

Realizado em um caderno de papel ou em uma das muitas aplicações móveis dedicadas à atividade física, o diário de treino é essencial para monitorar seus exercícios de caminhada esportiva e permanecer motivado.

Qual é a diferença entre a forma de andar no nosso dia-a-dia e a forma de andar do praticante de caminhada esportiva? O movimento do pé! No primeiro caso, a caminhada é praticada de forma inconsciente, enquanto que no segundo caso ela é praticada de forma totalmente controlada.

A caminhada esportiva é uma atividade suave de endurance que solicita vários músculos, incluindo o coração. Praticar regularmente caminhada ativa, esportiva ou rápida faz bem à saúde e fortalece o coração. Permite evitar doenças cardiovasculares, as principais causas de mortalidade na França.

A frequência cardíaca máxima consiste no número máximo de batimentos cardíacos no espaço de 1 minuto durante o esforço. Na caminhada rápida, encontra-se na zona de desempenho, com uma frequência cardíaca situada entre 60% e 75% da sua frequência cardíaca máxima (FCM). Para determinar esta frequência, deve estar atento ao seu corpo. Veja como proceder.

Respirar e caminhar: estes dois atos são tão naturais que os praticamos inconscientemente. E no entanto, você deve aprender alguns procedimentos específicos. Para praticar corretamente a caminhada esportiva, saiba que é também necessário reaprender a respirar corretamente.

Os exercícios de alongamento, e a realização correta do movimento do pé e dos braços, são indispensáveis para uma sessão completa de caminhada rápida.O interesse é de tornar seus músculos mais flexíveis, fornecendo a eles, sangue novo.Esses exercícios lhe permitem ganhar em flexibilidade, evitar as câimbras e as lesões (rupturas ou distensões)

Tanto após o aquecimento como no final da sessão, estes exercícios de alongamento farão muito bem aos músculos do ombro, costas e pescoço. Até mesmo no dia a dia, para eliminar as tensões causadas pelo estresse!

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