Aproveitar os benefícios da caminhada esportiva para combater o estresse

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O esporte faz bem à saúde, todo mundo sabe. Mas sabia que a prática de uma atividade física também permite cuidar do seu estado de espírito? Conheça os efeitos antiestresse da caminhada esportiva. Vamos analisar esta atividade muito completa numa outra perspectiva!

A caminhada esportiva ajuda a relaxar

Em casa, no trabalho, no meio social: algumas vezes, os problemas tendem a se acumular, gerando situações de estresse difíceis de controlar.

A prática regular de uma atividade suave como a caminhada esportiva lhe permite num primeiro momento se afastar dos seus problemas.

São muitos os praticantes de caminhada esportiva que confirmam e testemunham os benefícios desta modalidade esportiva para o seu dia-a-dia.

É o caso de Pauline, responsável do departamento de comunicação digital, que aproveita a sua hora de almoço para praticar caminhada esportiva: “Caminhar é, para mim, um verdadeiro momento de descontração, uma boa oportunidade para desligar o meu cérebro do trabalho. Aproveito para arejar, recarregar as minhas baterias e eliminar o estresse para o resto do dia!”.

Esta constatação é compartilhada por Emmanuel Lassalle, praticante de longas distâncias e adepto da caminhada solitária: “Este esporte permite arejar o corpo e o espírito. Enquanto caminho penso em inúmeras coisas e chego a resolver determinados problemas da vida cotidiana. Aprecio os longos passeios, que considero um verdadeiro encontro comigo mesmo. Às vezes, sequer percebo que estou praticando um esporte!"

De que forma a caminhada esportiva ajuda a combater o estresse

Quando você pratica a caminhada esportiva, o seu sangue fica mais bem oxigenado. Este fornecimento suplementar de oxigênio gera uma sensação de serenidade que perdura após a suas sessões de caminhada esportiva.

Durante o esforço, o seu corpo produz até 5 vezes mais endorfina do que em repouso: a endorfina é também conhecida pelo nome de “hormônio da felicidade”! Fonte de bem-estar para o seu espírito, este hormônio o ajuda a ter um pensamento positivo e previne os estados depressivos associados aos momentos de maior estresse.

Sim, mas..! Para tirar partido destes benefícios, é preciso manter uma atividade de esforço durante pelo menos 30 minutos numa zona-alvo de endurance. É bom sinal, visto que essa é a zona dentro da qual poderá queimar mais calorias!

A postura correta para otimizar os efeitos antiestresse da caminhada esportiva

1 – Os seus movimentos devem ser relaxados

Os primeiros sinais de estresse surgem, muitas vezes, na região dos ombros e das costas. Para eliminar as tensões que afetam essas áreas, faça movimentos amplos e relaxados, principalmente, com os braços.

2 - Sorria!

Ao relaxar os músculos do rosto e sorrindo, caminhará com mais prazer ainda. Experimente, é automático!

3 – Encontre-se consigo mesmo!

Durante a sua sessão de caminhada esportiva, você deve sempre ser capaz de manter uma conversação. Também é possível praticar sozinho, para se encontrar melhor. Dê preferência a rotas longe do tráfego e da poluição. 

E você? Sente os efeitos antiestresse da caminhada esportiva? Compartilhe a sua experiência!

 

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Benefícios da caminhada

A caminhada esportiva é uma atividade física simples, fácil de começar e que todos podem praticar. No entanto, os benefícios deste esporte são inúmeros e contribuem para melhorar o seu bem-estar físico e mental.

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Benefícios da caminhada
sport_exterieur_dehors_marche_newfeel

A caminhada esportiva é uma atividade que pode ser praticada a qualquer hora, tanto em espaços interiores como exteriores. Praticar caminhada em ginásioé vantajoso quando as condições meteorológicas não são as melhores... mas caminhar ao ar livre, num parque ou à beira-mar é sempre mais motivador e agradável para o corpo e espírito! A caminhada esportiva ainda é melhor ao ar livre: seis razões para comprovar!

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