Um pedômetro, qual a sua utilidade?

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Em caminhada ativa e em caminhada nórdica, manter-se motivado é a chave do sucesso. Você vai alcançar os seus objetivos praticando a caminhada de uma forma regular. Para manter a sua motivação, muitos praticantes de caminhada medem a sua atividade através de um pedômetro. Pretende também medir os seus progressos? Atenção sobre o instrumento de medida que é a base da caminhada esportiva: o pedômetro.

Por que razão você deve utilizar um pedômetro?

Um pedômetro é um acessório que permite, aos praticantes de caminhada, medir a sua atividade física.

Através da sua utilização, você ficará conhecendo o número de passos efetuados em cada sessão de caminhada esportiva, a distância percorrida, o tempo e até o número de calorias gastas, no caso dos pedômetros mais evoluídos.

O número de passos é um bom indicador, caso o seu objetivo seja o de manter a forma. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a prática de 10.000 passos de caminhada por dia para manter uma boa forma física, isto quer dizer alguma coisa! A caminhada é a atividade física de resistência mais aconselhada para manter a forma.

Com o seu pedômetro ao longo de todo o dia irá tomar consciência da sua atividade física. Melhor do que isso, você vai poder avaliar o seu grau de progresso anotando as suas performances no seu livro de treino. Mais uma razão para se manter motivado!

Como funciona?

O pedômetro é um instrumento de medida muito simples de utilização. Após uma nivelação para medir os seus passos, apenas necessitará levá-lo com você em cada uma das suas sessões.

Depois de ligado, ele vai somando os seus passos com a ajuda de um captador, que reage a cada impacto provocado pelos seus movimentos.

Se pretende perder peso com a caminhada ativa ou com a caminhada rápida, você vai, então, necessitar de um pedômetro capaz de calcular o número de calorias. Para tal, o seu pedômetro deverá ter informações suplementares: o seu tamanho e o seu peso. Em seguida, o pedômetro fará a ligação entre estas informações e a sua atividade.

Algumas ideias sobre objetivos a cumprir através do seu pedômetro

1 – Você é sedentário?

Não valerá a pena propor um objetivo absurdo. Comece por praticar caminhada durante, pelo menos, 30 minutos por dia e, depois, apenas numa única saída desde que se sinta capaz de tal. Tudo isto é possível se você alterar os seus hábitos diários: escolha os deslocamentos a pé para se manter de boa saúde!

2 – Você é ativo mas não faz muito esporte?

Comece por avaliar até aonde chegou graças ao pedômetro. Depois, experimente aumentar progressivamente o número de passos realizados um cada uma das suas sessões para atingir os 10.000 passos, o ideal recomendado pela OMS para manter a boa forma.

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