Riscos de ficar sentado por tempo demasiado

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Quanto mais tempo permanecemos sentados, menores os benefícios para o coração. Face aos riscos da vida sedentária, a caminhada é uma solução simples e eficaz para cuidar da sua saúde.

Sem saber, você corre possivelmente o risco de levar uma vida sedentária. O sedentarismo define-se pela ausência de atividade física ao longo do dia. Quando esta é reduzida ao mínimo e quando o gasto energético diário se aproxima dos níveis de repouso, é necessário introduzir um novo estímulo aos seus dias.

O sedentarismo, sobretudo no trabalho, tem inúmeras consequências para a saúde. Constitui o quarto fator de risco de se desenvolver uma doença cardiovascular, após a hipertensão arterial, o tabagismo e a diabetes. Entre todos estes fatores, os riscos associados ao sedentarismo podem ser facilmente prevenidos: fazendo uma vida mais ativa, principalmente praticando regularmente a caminhada esportiva ou preferindo, ao máximo, os deslocamentos a pé.

A prática da caminhada é uma atividade natural, fácil e eficaz para se trabalharem as capacidades cardíacas, entre outros benefícios.

Veja, a seguir, 3 conselhos para ter uma vida mais ativa!

1 – Evite permanecer sentado por tempo demasiado

Uma hora em posição sentada é o suficiente para reduzir a circulação sanguínea em direção ao coração. Deste modo, quanto mais tempo estiver sentado, pior a circulação do sangue. 

A prática da caminhada é uma atividade natural, fácil e eficaz para se trabalharem as capacidades cardíacas, entre outros benefícios.

Veja, a seguir, 3 conselhos para ter uma vida mais ativa!

1 – Evite permanecer sentado por tempo demasiado

Uma hora em posição sentada é o suficiente para reduzir a circulação sanguínea em direção ao coração. Deste modo, quanto mais tempo estiver sentado, pior a circulação do sangue.

  • Para combater o sedentarismo no escritório, pode decidir trabalhar de pé ou, mediante algumas ações simples, usufruir dos benefícios da caminhada:
    - Use as escadas e não o elevador
    - Dirija-se pessoalmente aos seus colegas, em ver se lhes enviar um e-mail
    - Faça uma pausa de hora a hora para caminhar alguns minutos

De hora a hora, 5 minutos de caminhada são suficientes para manter as funções arteriais e a circulação sanguínea em bom estado.

Comparativamente com as pessoas que passam 4h por dia sentadas, quem passa 8h por dia sentado terá 15% de probabilidade de morte prematura. Quem passa 11h sentado por dia verá este risco aumentar para 40%.

2 – Adote o programa dos 10 000 passos por dia

Nos seus trajetos, maximize as possibilidades de ser mais ativo, caminhando sempre que possível, sobretudo mantendo em mente o programa dos 10 000 passos por dia, para se manter saudável. Não hesite em usar um podômetro. Sabe-se que o uso de um podômetro no dia-a-dia motiva a caminhar mais!

3 – Faça progressivamente 30 minutos de atividade por dia graças à caminhada

É um esporte fácil e acessível, tanto no dia-a-dia como em sessões mais organizadas. Com calçado adaptado à marcha:você poderá continuar a trabalhar o coração e a combater o sedentarismo, tirando partido dos outros benefícios deste esporte de resistência, como a perda de peso e o bem-estar.

 

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Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

Benefícios da caminhada

Quer você pretenda perder peso, fortalecer o corpo ou recuperar a forma física, a caminhada tem a vantagem de não exercer uma carga excessiva sobre as suas articulações. Os benefícios não são apenas físicos, uma vez que a caminhada também tem efeitos positivos para a sua saúde: é um esporte simples e eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes. Não há, deste modo, motivos para não aproveitar todos os benefícios da caminhada?

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