Respirar corretamente para caminhar corretamente e evitar ficar ofegante

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Respirar, caminhar... Dois gestos tão naturais que muitas vezes esquecemos de fazer conscientemente. No entanto, respirar se aprende, da mesma forma que andar corretamente: com a experiência. Veja como controlar sua respiração para se sentir melhor na caminhada esportiva e para melhorar a sua resistência.

Respirar bem é essencial para caminhar bem

Quando você pratica a caminhada esportiva, o seu corpo vai exigir mais oxigênio do que quando em repouso. Ele precisa do oxigênio para alimentar seus músculos e permitir que você mantenha o esforço por um tempo. Em uma caminhada rápida, por vezes, acontece de nos concentrarmos mais nos movimentos do que em uma respiração completa e regular. No entanto, ela é igualmente importante para se caminhar corretamente.

É necessário saber como respirar para trabalhar a sua respiração e praticar esporte sem ficar ofegante e evitar aquela dor lateral. Muitas vezes, começando uma atividade física, como a caminhada esportiva, os praticantes cometem o erro de prender a respiração durante o exercício. É assim que a falta de ar ocorre juntamente com aquela dor lateral.

A ideia é aprender a respirar profundamente e regularmente, com a barriga, para usar a sua capacidade pulmonar ao máximo. Então, você terá o fornecimento de oxigênio necessário para manter seu exercício de resistência e caminhar de forma mais eficiente.

1 exercício para você tomar consciência da sua respiração em repouso

Para aprender a respirar corretamente, existe um exercício de respiração simples que você pode fazer em casa à noite ou antes da sessão de caminhada esportiva.Apenas deite-se de costas e coloque uma mão sobre o estômago.

Respirando lenta e profundamente com o diafragma, você vai se sentir seu estômago expandir e, depois, os seus pulmões. O diafragma está localizado entre a caixa torácica e abdominal. Na fase de inspiração pelo nariz, é ele que abre espaço para que os pulmões possam expandir e acomodar o ar inspirado. Expirando pela boca, o diafragma permite aos seus pulmões expulsar o ar que eles contêm e sua barriga esvazia lentamente.

Se você não se sentir qualquer movimento da barriga, é que você está respirando com o peito e sua respiração está incompleta. Ao praticar regularmente este exercício, você vai ser capaz de aplicar este movimento respiratório durante sua caminhada esportiva.

Os benefícios deste exercício também são sentidos todos os dias. Com este jeito de respirar, calmo e regular, o espírito se acalma. Se você está estressado, não hesite em praticar este exercício além da caminhada esportiva!

Conselhos do emmanuel lassalle para respirar corretamente durante a caminhada esportiva

"Com o tempo, você não terá nenhum problema na transposição do exercício acima na caminhada esportiva. Devemos nos esforçar para manter este bom reflexo, pois ajuda a se recuperar. É essencial ter uma boa postura na caminhada esportiva, para prevenir de dores nas costas. Além disso, os benefícios de uma respiração correta são sentidos a cada dia! Deixe seu corpo naturalmente imprimir o seu ritmo respiratório. Há tantas maneiras de se respirar enquanto pratica-se a caminhada esportiva. Pessoalmente, eu dou ritmo à minha respiração em relação ao movimento dos meus braços. Eu inspiro durante 3 movimentos do braço e expiro durante os próximos 3 movimentos e assim por diante."

Também é possível calibrar sua respiração para o seu passo, da mesma forma que o faz Emmanuel com os braços. Mantendo-se bem reto, se o seu objetivo é fortalecer os músculos, você pode contrair ligeiramente seus abdominais durante a fase expiratória. Isso também ajuda a manter-se reto e não se deixar cair sobre seus quadris.

Gerenciar sua respiração durante o exercício é essencial para caminhar bem: isso evita ficar ofegante rapidamente, apresentar uma dor lateral e ter de parar a sua sessão de caminhada. Para completar uma respiração correta, lembre-se de começar devagar e terminar com um ritmo mais lento para se recuperar bem.

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Quer você pretenda perder peso, fortalecer o corpo ou recuperar a forma física, a caminhada tem a vantagem de não exercer uma carga excessiva sobre as suas articulações. Os benefícios não são apenas físicos, uma vez que a caminhada também tem efeitos positivos para a sua saúde: é um esporte simples e eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares e da diabetes. Não há, deste modo, motivos para não aproveitar todos os benefícios da caminhada?

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