Por que razão um esporte de desempenho é melhor para a saúde?

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Está clinicamente comprovado que para se manter saudável é indispensável praticar uma atividade física regular. É o chamado "esporte saudável". Sente dificuldade em escolher um entre tantos esportes? Charles Aisenberg, especialista de medicina esportiva membro da INSEP, aconselha a caminhada rápida para cuidar da saúde.

BENEFÍCIOS DE UMA ATIVIDADE ESPORTIVA DE DESEMPENHO PARA A SAÚDE

São amplamente conhecidos: praticar uma atividade esportiva como a caminhada rápida vai permitir você perder peso facilmente e reduzir a silhueta, mas também eliminar o estresse e a ansiedade. É igualmente uma excelente forma de você cuidar da saúde e de manter a forma.

  • Isso é benéfico para o coração, previne a hipertensão arterial e a obesidade, fatores que favorecem as doenças cardiovasculares. 
  • Desta forma, você vai reforçar as suas defesas imunitárias e terá menos doenças.
  • É excelente para os ossos. A prática de uma atividade esportiva ajuda a combater a osteoporose.

A caminhada esportiva é o esporte de desempenho por excelência, sendo ideal para tirar o máximo partido dos benefícios para a saúde.

POR QUE ESCOLHER UM ESFORÇO DE DESEMPENHO EM VEZ DE RESISTÊNCIA?

Para cuidar da saúde, é fundamental realizar uma atividade física de desempenho, em vez de resistência.

  • Nos treinos de resistência, assim como durante 45 minutos de caminhada rápida, você vai aumentar a inspiração regular de oxigênio. Trata-se de um exercício "aeróbico" que exercita o coração, "desbloqueia" as artérias e utiliza as gorduras para alimentar os músculos e manter o esforço.
  • Num treino de resistência, em que a distância percorrida é de 400 m, o esforço é mais violento e realizado praticamente em apneia, impedindo a inspiração de oxigênio típica da caminhada rápida.

Inversamente, na caminhada de desempenho será necessário privilegiar o exercício regular para retirar todos os benefícios para a saúde. Mantenha-se motivado!

COMO SE DEFINE UMA ATIVIDADE FÍSICA?

Distinguimos entre atividades físicas de desempenho e de resistência em função do esforço cardíaco aplicado e da duração do esforço. Na caminhada de desempenho, o esforço cardíaco é mantido de forma prolongada graças à respiração, enquanto na resistência o esforço é mais violento e mais curto.

Para saber se está no modo de desempenho ou de resistência, você deve controlar o seu ritmo cardíaco e, em particular, a percentagem de frequência cardíaca máxima (FCM) durante o esforço. 

  • O treino de desempenho situa-se entre 60 a 75% da FCM
  • O treino de resistência situa-se entre 75 e 95% da FCM

Para você cuidar da sua saúde, a caminhada esportiva é, não só a melhor escolha como também um excelente investimento!

 

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Benefícios da caminhada

A caminhada esportiva é uma atividade física simples, fácil de começar e que todos podem praticar. No entanto, os benefícios deste esporte são inúmeros e contribuem para melhorar o seu bem-estar físico e mental.

Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

Benefícios da caminhada

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a caminhada rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso de modo duradouro?

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