Por que motivo a caminhada esportiva requer um tênis específico?

(1)
Colocar um comentário

Durante a prática da caminhada esportiva, a articulação do pé é específica desta atividade. O tênis de caminhada rápida é especialmente desenvolvido para facilitar este movimento, que ocorre em 3 etapas, desde o calcanhar até ao dedão do pé:

  1. O pé articula-se desde o calcanhar: o praticante começa com o calcanhar, que absorve o contato com o solo e acompanha a primeira fase de propulsão
  2. Uma vez o calcanhar apoiado no solo, todas as articulações do pé atuam sem perder o contato com o solo
  3. O reinício da passada faz-se mediante uma pressão vigorosa que ocorre até ao dedão do pé: segunda fase principal de propulsão que lhe permite seguir em frente e ganhar velocidade

Esta articulação do pé constitui a base da caminhada esportiva. Para caminhar corretamente e certificar-se de que aplica os movimentos adequados, não deixe de consultar o nosso artigo: movimentar corretamente o pé.

Quais as necessidades dos pés para a prática da caminhada esportiva?

O calçado de caminhada esportiva é desenvolvido para facilitar a articulação do pé em 3 fases e satisfazer as suas necessidades enquanto praticante de caminhada :

 

Um amortecimento inferior ao da corrida

Na verdade, durante a prática de caminhada rápida a sola deve amortecer de 1 a 1,5 vezes o peso do seu corpo, enquanto na corrida a sola deve absorver 2 a 3 vezes o peso do corpo em cada passada. Necessita, por isso, de um amortecimento adequado, tal como o proporcionado pelo tênis de caminhada rápida Propulse Walk 200, que possui uma sola em espuma EVA de dupla densidade.

 

Apoio e estabilidade

Para manter o pé alinhado no sentido da caminhada, dado que um dos dois pés está em contato permanente com o solo durante a prática da marcha desportiva.

 


Flexibilidade

Para promover uma boa articulação do pé desde o ataque pelo calcanhar até ao dedão do pé.

 


Respirabilidade

Para evitar a transpiração durante uma prática intensiva, é necessário um calçado com a parte superior (externa ao calçado) em tecido ventilado, por exemplo a malha de rede 3D existente no tênis de caminhada rápida Propulse Walk 200.

 

Reforços

Uma vez que a passada se reinicia através de um apoio sobre o dedão do pé, você precisará de tênis reforçado nessa zona.

 


Uma zona de aderência

Para garantir um bom conforto de marcha mesmo em terreno úmido, precisará de tênis com sola aderente, por exemplo de borracha.

 

Ou seja, as necessidades do pé para a caminhada rápida são específicas, mas também diferentes das de corrida. Para mais informações, leia o nosso artigo: as necessidades do meu pé para a caminhada são as mesmas que para a corrida ?

Agora que já conhece todas as necessidades do seu pé para a prática da caminhada, resta-lhe escolher o melhor tênis de caminhada esportiva. Nós o convidamos a experimentar o nosso auxiliar de escolha, disponível aqui.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Deixar a opinião
Calçado
newfeel_chaussures_marche_sportive

A caminhada esportiva é um esporte simples, eficaz e que não exige muito equipamento: é essencial apenas um bom tênis para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar gosto pela caminhada. Siga o nosso guia para escolher o tênis adequado para caminhada esportiva.

(2)
Técnicas e dicas

A caminhada é um esporte completo, simples e eficaz. A complexidade está no pé, que é indispensável para o andar. Graças aos pés, compostos por 26 ossos, inúmeras articulações e vários ligamentos, o seu corpo se coloca em caminhada.

(2)
Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

HAUT DE PAGE