Por que incentivar o seu filho a caminhar?

(1)
Colocar um comentário

A caminhada contribui muito para a melhoria da saúde dos adultos... e das crianças também! Fazer com que as crianças andem a pé desde muito cedo é garantir o seu crescimento harmonioso e iniciá-las nos prazeres da prática regular de uma atividade física.

A caminhada revela-se benéfica para toda a família, entre a cumplicidade de um momento e a prevenção dos ricos de obesidade!

A importância de estimular a prática de atividade física na infância

O comportamento das crianças evoluiu significativamente ao longo dos últimos anos. Atualmente, os jovens passam mais tempo na frente de dispositivos eletrônicos (televisão, jogos de videogame, tablet, celulares, computadores) do que praticando atividades físicas regulares. Quase não andam a pé, optando por transportes públicos ou automóveis.

Para o corpo, esta redução de atividade se traduz num aumento progressivo da massa gorda em detrimento da massa muscular. Pouco a pouco, a criança sente mais rapidamente o cansaço e vai perdendo o prazer pela prática de esporte.

Quando o sedentarismo se instala, o risco de excesso de peso aumenta e pode estar na origem de problemas de articulações ou até mesmo complicações respiratórias.

Adotar um estilo de vida saudável e dinâmico logo na infância é, atualmente, a melhor forma de prevenção. As palavras de ordem dos pais devem ser: “Mexer-se, todos os dias!”.

Podemos nos mexer praticando jogos, um esporte ou simplesmente caminhando!

Os benefícios da caminhada para a saúde das crianças

A caminhada, quando praticada por 30 minutos diariamente, proporciona muitos benefícios para a criança.

  1. A caminhada acalma
    As crianças que vão a pé para a escola ficam mais concentradas que os seus colegas que vão de carro. A volta para casa a pé também permite liberar o excesso de energia acumulada, após um dia de aulas sentado!
  2. A caminhada desenvolve a autonomia
    Durante o trajeto a pé, peça ao seu filho para escolher o caminho. Ele poderá decidir a ir por um atalho, prolongar o passeio ou parar num parque para lanchar. A tomada desta responsabilidade contribui para o crescimento da criança e a ajuda a manter-se vigilante sobre o meio ambiente.
  3. A caminhada melhora humor
    Caminhar ao ar livre é ideal para respirar ar fresco e absorver luz natural. Quando praticada regular e intencionalmente, a caminhada permite também desenvolver uma imagem mais positiva do próprio corpo.
  4. A caminhada tonifica todo o corpo
    A caminhada contribui para desenvolver as capacidades cardiorrespiratórias quando praticada continuamente. No momento em que seu pequeno acelera o passo, a caminhada o ajuda na manutenção do seu peso, no fortalecimento dos músculos dos braços, das pernas e dos pés!

Não hesite em equipá-lo com um bom calçado de caminhada esportiva!

Caminhar com a sua criança: um verdadeiro momento de compartilhamento

Proporcione um intervalo no seu dia-a-dia ao caminhar ao lado de seu jovem atleta. Caminhar atuará como uma válvula de descompressão útil para liberar o estresse e estar mais próximo dos seus.

Durante este momento privilegiado com o seu filho, aproveite para ouvi-lo criando uma relação de maior cumplicidade.

Aproveite também a ocasião para estimular nele o gosto pela atividade física: um elemento precioso para um crescimento saudável!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Deixar a opinião
Benefícios da caminhada

E se a caminhada fosse mais do que uma forma de deslocamento, uma forma de prestar um serviço à criança? Preferir que a criança se desloque a pé garante-lhe um crescimento nas melhores condições de saúde. É também muito benéfico para si!

HAUT DE PAGE