O movimento correto do pé

(1)
Colocar um comentário

Qual a diferença entre um simples praticante da caminhada e um praticante da caminhada esportiva? O movimento do pé, inconsciente para quem pratica caminhada, e controlado para quem pratica caminhada esportiva.Na caminhada esportiva, o movimento correto permite evitar ferimentos e otimiza o trabalho muscular. 

 

Aprender a caminhar bem é essencial para suas sessões de caminhada esportiva. Quando você se desloca, você transfere seu peso de um pé para o outro. Para proteger suas articulações, é importante que esta transferência seja equilibrada de um pé para o outro, entre aquele que vai ao solo e o outro que o impulsiona graças aos dedos do pé. O movimento correto do pé lhes permite manter o seu peso, não o suportar!

 

O MOVIMENTO DO PÉ COMEÇA PELO CALCANHAR

Para se obter uma melhor amplitude do movimento, o pé apoia-se no calcanhar, em toda a extensão do pé até os dedos dos pés. O movimento termina quando os dedos do pé esquerdo impelem o solo e quando o calcanhar direito atinge o solo. 
 

1 - O MOVIMENTO DO PÉ COMEÇA PELO CALCANHAR

Pense em bem colocar o seu calcanhar no chão, suavemente. Você obterá um melhor amortecimento e o impacto com o solo será espalhado sobre uma área maior. Isso protegerá suas articulações! Se você apressar o seu passo, poderá provocar ferimentos, pressionando o solo com todo o seu peso.

2 - O MOVIMENTO SE DESENVOLVE DO CALCANHAR PARA OS DEDOS

Uma vez que o calcanhar está no chão, o pé deve se desenrolar inteiramente com fluidez. Colocá-lo contra o solo de uma só vez, depois o calcanhar criaria um impacto que você quer evitar, porque seria ruim para os joelhos, quadris e costas. O movimento deve ser fluido, você deve sentir que seu pé está em movimento.

3 -A ÚLTIMA FASE DO MOVIMENTO: A IMPULSÃO

Agora que seu pé está totalmente no chão, não deve ignorar a etapa que lhe permitirá avançar e ganhar potência: Empurre o chão fortemente com os dedos dos pés. Imagine que você deseja mostrar as solas de seus sapatos para a pessoa que você segue. Um bom trabalho com a impulsão fará trabalhar os músculos da perna e glúteos e esculpir as coxas. 

Em suma:
Você vai entender, executar o bom movimento do pé é a base da caminhada esportiva! Isso permite o trabalho mais eficiente dos músculos com segurança e traz-lhe um impacto leve e rítmico. 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Deixar a opinião
Técnicas e dicas
mal-aux-tibias_newfeel

Começando a caminhada esportiva, muitos de vocês sentiram dor na parte da frente das pernas. Trata-se da inflamação de um músculo localizado no nível da tíbia, que é muito solicitado durante a caminhada:o tibial anterior. Não tenha medo!

(1)
Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

HAUT DE PAGE