O movimento correto do braço para trabalhar a parte superior do corpo

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Começando a caminhada esportiva, muitos praticantes se perguntam para que servem seus braços. Logo, eles percebem que eles são essenciais para caminhar de forma eficaz. Trabalhar o movimento dos braços permite ritmar a sua passada e ganhar velocidade, mas também para se fortalecer. 

Emmanuel Lassalle, praticante da caminhada Grande Fundo, trabalha o movimento do braço para cada uma das suas unidades. Ele nos dá seus conselhos para executar esta tarefa e a lista de erros a não cometer!

MOVER OS BRAÇOS, PARA QUE SERVE?

O movimento dos braços tem um grande impacto no ritmo da passada na caminhada esportiva. 

É essencial concentrar-se neste movimento, porque, com o papel de metrônomo, os braços vão definir o ritmo da sua sessão de caminhada esportiva. Caminhar com os braços permite economizar energia como também ser mais eficaz, usando os músculos da parte superior do corpo. Este movimento é para mim tão importante quanto o do pé; ele funciona os oblíquos e diminui a sua cintura.

Aliás, os movimentos dos braços e os da parte inferior do corpo estão ligados entre si. Mais rápido você mexe os braços, com energia, mais rápido você anda. Os braços também me permitem imprimir um ritmo regular à minha respiração

REALIZAR O MOVIMENTO CORRETO DOS BRAÇOS: COMO FAZER?

Quanto a cada um dos movimentos na caminhada esportiva, o dos braços deve ser tão fluido quanto possível. Se o movimento é energético, deve ser feito sem tensão para evitar a dor na altura dos ombros, da nuca e das costas. 

Para imprimir o movimento, eu aconselho você a treinar-se em repouso, a ficar naturalmente na correta posição de partida, diante de um espelho. É também uma boa maneira de aquecer-se antes de sair!

1 - A posição de partida 

  • o cotovelo dobrado a 90° sem que você deva forçar a posição. É o cotovelo e não a mão, quem deve guiar o movimento.

  • os ombros devem estar relaxados, nem altos nem baixos demais, 

  • os punhos são fechados, mas não apertados para manter um máximo de mobilidade.

2 - O balanço 

A idéia é fazer um movimento de balanço, de frente para trás, guiado pelo cotovelo. Para mover os ombros, é na parte de trás que é necessário ir para "buscar" o mais longe possível. É o movimento para trás que vai impulsionar sua a passada. 

O braço deve balançar no ritmo da perna oposta: quando a mão esquerda está na frente, o pé esquerdo está atrás. 

Quando balançando, os braços passar naturalmente no meio de seu corpo. A mão não deve ir mais baixo do quea sua cintura nem mais longe do que seus quadris e nunca mais alto do que o esterno. Caso contrário, você corre o risco de perder o dinamismo e, acima de tudo, dar-se um soco no rosto em pleno caminhada!

OS 5 ERROS MAIS COMUNS

  1. Caminhar cruzando os braços. 

  2. Apertar os punhos

  3. Manter os braços estendidos ao longo do corpo

  4. Ir "buscar" muito alto com a mão

  5. Manter um movimento rígido, causando tensão e, posteriormente, dor nos braços, costas e ombros

 

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Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

Técnicas e dicas

Tanto após o aquecimento como no final da sessão, estes exercícios de alongamento farão muito bem aos músculos do ombro, costas e pescoço. Até mesmo no dia a dia, para eliminar as tensões causadas pelo estresse!

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