Mover os braços: um gesto essencial na caminhada rápida!

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Na caminhada rápida, o avanço não é feito apenas à custa das pernas! Os braços assumem também uma função essencial na progressão e ajudam a distribuir o esforço por todo o corpo. Descubra como você pode aproveitá-los para ter uma passada ritmada, aumentar a velocidade de caminhada e aperfeiçoar a silhueta!

Utilizar os braços na caminhada e exercitar os músculos.

Trabalhar o movimento dos braços permitirá distribuir o esforço entre as pernas e a parte superior do corpo.

Como verdadeiros cronômetros, os braços conferem ritmo às sessões de caminhada rápida e à sua respiração.

Emmanuel Lassalle, praticante de caminhada de fundo, trabalha o movimento dos braços em todos os seus treinos. Veja aqui os seus conselhos:

"É importante você se concentrar neste movimento, que é tão importante como o dos pés. Na caminhada, os braços exercitam os músculos oblíquos, aperfeiçoam a silhueta e consomem mais energia. Se você pretende praticar esporte para fortalecer os braços, esta prática será a ideal."

Durante a prática, você descobrirá rapidamente um outro efeito complementar: quanto mais movimentar os braços, mais depressa será a caminhada!

Utilizar os braços em movimento pendular na caminhada rápida. 

Assim como o movimento dos pés, o movimento dos braços deve ser o mais fluido possível. É realizado sem tensão para evitar dores nos ombros, na nuca e nas costas.

O seu objetivo: caminhar com confiança e relaxado!

Para isso, Emmanuel Lassalle aconselha a "treinar diante de um espelho, fazendo movimentar primeiro os braços em descanso para executar corretamente o movimento. É um bom método de aquecimento antes de sair!"

Executar corretamente o movimento dos braços

1 – Inicialmente, o braço forma um ângulo reto. 

O braço está dobrado em 90°. Os ombros estão relaxados, nem muito altos nem muito baixos. Os punhos estão fechados, mas não cerrados.

2 – Os braços movimentam-se de frente para trás. 

Execute um movimento pendular, de frente para trás, coordenado pelo cotovelo e no sentido da caminhada.

Enquanto oscilam, os braços deslocam-se naturalmente para o centro do corpo. A trajetória da mão é bem definida: a mão não deve descer abaixo da cintura, nem ultrapassar o quadril.

Sobretudo, a mão nunca deve subir acima do esterno. Caso contrário, correrá o risco de perder o dinamismo da sua caminhada esportiva.

3 – Não esqueça os ombros!

Depois de dominar o movimento dos braços, procure utilizar os ombros para impulsionar a caminhada. A ideia é recuar os ombros o máximo possível. 

Conseguiu? Resta agora coordenar as partes superior e inferior! Oscile o seu braço ao ritmo da perna oposta: quando a mão esquerda estiver na frente, o pé esquerdo deve estar atrás.

Emmanuel Lassalle aponta um erro comum dos principiantes de caminhada rápida: «elevar demais a mão ou movimentar-se contraindo os músculos do braço».

Agora já sabe que movimentos deve fazer com os braços para a prática de caminhada rápida: um excelente ponto de partida!

 

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Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

Técnicas e dicas

Tanto após o aquecimento como no final da sessão, estes exercícios de alongamento farão muito bem aos músculos do ombro, costas e pescoço. Até mesmo no dia a dia, para eliminar as tensões causadas pelo estresse!

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