Marcha atlética e corrida: quais as diferenças?

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Você escolheu a prática de esporte ao ar livre, para se sentir melhor, perder peso e descontrair. Seja qual for o seu objetivo, a marcha atlética e a corrida são dois esportes de resistência recomendados para cuidar de si. Mas, por que a marcha é tão diferente e necessita de calçado adequado?

Um passo na marcha atlética, uma passada na corrida

Na marcha rapida, o movimento do pé é chamado de passo, enquanto que os praticantes de corrida falam geralmente em passada.Estes 2 movimentos se dão entre o momento em que se põe o pé no chão pela primeira vez, até ao momento em que se volta a pôr o pé no chão pela 2ª vez.

Na marcha atlética, o contato com o chão é permanente, enquanto que o praticante de corrida se desloca com saltos.Enquanto o praticante da corrida ganha impulso no ar para avançar, o praticante da marcha atlética põe o calcanhar no chão. A partir desse momento, o pé se movimenta completamente até impulsionar o praticante de marcha, graças aos dedos do pé, enquanto que o outro pé volta a tocar no chão com o calcanhar.

É isso que o praticante de marcha atlética chama de fase de apoio duplo, como poderá ver no seguinte esquema :

Como efetuar um movimento correto do pé na marcha atlética.

Com este apoio duplo se mantém a estabilidade na marcha e se limitam bastante os riscos de entorses.

Os seus pés têm necessidades diferentes se for praticante de marcha atlética?

A resposta é sim!Como um dos pés está em contato constante com o chão na marcha atlética, as forças exercidas sobre as suas articulações são muito menores do que na corrida.

Na marcha atlética, as articulações do quadril, dos joelhos e dos tornozelos são menos expostas ao esforço. É por isso que o tipo de amortecimento que você vai encontrar num calçado próprio para a marcha atlética, é menos significativo do que o amortecimento de um calçado de corrida.

Um calçado de marcha atlética deve, antes de mais nada, conferir uma flexibilidade máxima para garantir o melhor movimento do pé possível.

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Calçado
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A caminhada esportiva é um esporte simples, eficaz e que não exige muito equipamento: é essencial apenas um bom tênis para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar gosto pela caminhada. Siga o nosso guia para escolher o tênis adequado para caminhada esportiva.

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Técnicas e dicas

A caminhada é um esporte completo, simples e eficaz. A complexidade está no pé, que é indispensável para o andar. Graças aos pés, compostos por 26 ossos, inúmeras articulações e vários ligamentos, o seu corpo se coloca em caminhada.

Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

Benefícios da caminhada

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a caminhada rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso de modo duradouro?

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