Manter-se reto durante a caminhada esportiva : caminhar melhor, tonificar os músculos das costas

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Manter uma boa postura na caminhada esportiva faz bem para as costas. É graças a ela que Emmanuel Lassalle, praticante de caminhada, curou a sua dor nas costas: "eu comecei a caminhada rápida após um traumatismo, uma época em que eu tinha cerca de 4 crises de dores lombares por ano. Em poucos meses, essas crises desapareceram, apenas uma lembrança distante! "

Para caminhar corretamente, há os pés, os braços, a respiração, mas também a postura da partida. Todos esses movimentos devem ser realizados no mundo mais natural, de maneira descontraída. Para evitar a dor nas costas e, às vezes, até mesmo curá-la, caminhar com uma boa postura, costas retas e ombros relaxados, é essencial. Técnicas de caminhada esportiva são feitas para tirar o máximo do prazer da atividade!

PARA CAMINHAR CORRETAMENTE, PENSE EM ...

1 - Manter as costas retas

É importante não arredondar as costas, de modo que os ombros permaneçam móveis, baixos e descontraídos. Alinhados com o seu corpo, o seu pescoço e a sua cabeça, ter as costas retas permite que a coluna vertebral rode adequadamente durante as suas sessões de caminhada rápida.

O conselho de Emmanuel:

"tenha cuidado para não acentuar o seu arco natural, com as nádegas para trás. Se não você vai ter dor lombar! "

2 - Olhe reto para a frente, orgulhe-se de praticar a caminhada esportiva

Caminhe pensando no seu queixo: ele deve permanecer paralelo ao chão. Isso facilita a respiração e ajuda a manter as costas retas.

Para ir mais rápido, muitos praticantes da caminhada inclinam-se para a frente na esperança de andar mais rápido. Isto serve apenas para cansar mais rapidamente os músculos das costas e provoca dor na nuca e nos ombros. 

Para Emmanuel,

"o ideal é definir um ponto no chão, a cerca de vinte metros à frente, para manter a cabeça erguida e ter certeza de não se inclinar para trás." 

3 - Mantenha seus quadris estáveis

Por uma questão de estabilidade em sua caminhada esportiva, lembre-se de manter os quadris estáveis. Os quadris devem mover-se de trás e para frente. Quando a perna direita vai para a frente, o movimento deve continuar até o seu quadril. Se você se deixar cair sobre eles, isso só vai aumentar a força de impacto dos pés no chão.

  • Para informação: na caminhada esportiva, você carrega 1,5 vezes o seu peso, contra 3 vezes o seu peso na corrida a pé. 

Quadris estáveis durante a sua sessão de caminhada esportiva, também é a melhor garantia para fortalecer os músculos glúteos e abdominais. "A propósito, não aperte as nádegas enquanto pratica a caminhada esportiva! Isto terá o efeito de contrair a região lombar, endurecer sua coluna", nos diz Emmanuel.

Para os iniciantes na caminhada esportiva, é possível sentir um pouco de dor, apesar de sua boa posição. Seus músculos negligenciados por anos de má postura ainda não estão fortes o suficiente. Não hesite, então, em parar para uma sessão de alongamento que você vai recomeçar no final da sessão

 

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Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

Técnicas e dicas

Jeanick Landormy, preparador físico para caminhada e marcha atlética, nos apresenta seus conselhos técnicos e práticos para aprender a caminhar corretamente. Com essas noções essenciais, você não terá mais desculpas para não se tornar o praticante de caminhada que você sempre sonhou ser!

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Técnicas e dicas

À procura de novas sensações na caminhada, você decidiu acelerar? Descubra, com o atleta Emmanuel Lassalle, as técnicas para melhorar sua caminhada e passar a uma velocidade superior. Ponha gás em suas saídas!

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