Los benefícios da caminhada para a criança

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Logo que a criança é capaz de caminhar sem cair e de o acompanhar, é importante fazer que desenvolva um modo de vida saudável, cheio de descobertas. A caminhada é uma atividade física de resistência com muitos benefícios para o crescimento da criança.

Quais os benefícios da caminhada para a criança?

  1. A caminhada acalma. Sabe-se que uma criança que vai a pé para a escola é mais concentrada do que os seus colegas que vão de carro.
  2. A caminhada desenvolve também a independência da criança: enquanto andam, pode pedir-lhe que escolha o caminho, pode decidir parar ou assumir responsabilidades, por exemplo, levando o lanche ou uma bebida na mochila.
  3. A caminhada melhora o estado de espírito e, se praticada de forma regular e consciente, permite desenvolver uma imagem mais positiva do próprio corpo.
  4. Como atividade de resistência, a caminhada permite desenvolver as capacidades cardíacas e respiratórias. Fortalece os músculos do coração e os pulmões.
  5. Permite à criança manter o peso ideal e evita os riscos associados à inatividade, ou sedentarismo, como os problemas de obesidade.

A criança que gasta energias no recreio ou que pratica uma atividade esportiva mais intensa desenvolve também todos estes benefícios. Mas porque não tirar partido dos benefícios do esporte mais fácil de praticar?

Quanto tempo é necessário caminhar com a criança para tirar partido destes benefícios?

Recomenda-se que as crianças façam 1h de exercício por dia. A intensidade deverá variar de moderada a intensa. A caminhada é uma das atividades físicas moderadas, podendo tornar-se mais intensa se for praticada de forma ativa, acelerando um pouco o ritmo.

  • Importante saber: 1h de atividade moderada na criança equivale a esta dar 12 000 a 15 000 passos todos os dias. Esta atividade é necessária para garantir um bom crescimento, nomeadamente ao nível dos músculos, como os dos pés

A criança pode também começar a praticar caminhada consigo e acompanhá-lo nas suas saídas mais longas, a partir dos 4 ou 5 anos. Mas cabe-lhe a si avaliar, já que a sua capacidade para o acompanhar depende da sua maneira de ser, dos seus hábitos e da sua forma física.

Além do trajeto até à escola, pode pensar numa caminhada de 30 minutos 2 a 3 vezes por semana e observar as suas reações. Se sentir que é capaz e que está motivado, pense em caminhadas mais longas, de até 1h ou 2h, sem o forçar.

Este bom hábito de preferir a deslocação a pé será consolidado graças a si. É por isso importante desenvolver uma determinada rotina e, para que a criança tenha vontade de o acompanhar, pode experimentar uma das técnicas que desenvolvemos neste artigo:  7 dicas para que a criança tenha vontade de fazer caminhada.

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Benefícios da caminhada

E se a caminhada fosse mais do que uma forma de deslocamento, uma forma de prestar um serviço à criança? Preferir que a criança se desloque a pé garante-lhe um crescimento nas melhores condições de saúde. É também muito benéfico para si!

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