Forma, silhueta, saúde: todos os benefícios da caminhada nórdica

Colocar um comentário

Qualquer atividade física praticada de forma regular traz benefícios para sua saúde e condição física. Mas todos os esportes são diferentes, e os benefícios para a saúde também. A caminhada nórdica, é boa para o corpo, para o coração e para o espírito !

A CAMINHADA NÓRDICA: UM ESPORTE COMPLETO PARA A FORMA E PARA A SAÚDE

Certos esportes permitem melhorar a resistência, outros a força, a agilidade, o equilíbrio ou a coordenação. A caminhada nórdica tem a vantagem de desenvolver eficazmente todas as essas qualidades ! 

Neste vídeo, o bicampeão mundial Olivier Capelli mostra os benefícios da caminhada nórdica na companhia do Dr. Patrick Bacquaert, chefe da equipe médica no IRBMS (Instituto de Pesquisa do Bem-Estar, Medicina e Esporte Saudável).

1 - A caminhada esportiva é um excelente esporte de resistência

Alternando fases mais dinâmicas com outras mais lentas, com ajuda de bastões especialmente concebidos para a caminhada nórdica, este esporte permite trabalhar e melhorar a resistência cardíaca. Praticar regularmente um esporte de resistência é excelente para a saúde e para perder peso sustentadamente !Sobretudo, são raros os esportes ao ar livre que ajudam a ganhar fôlego, permitindo trabalhar todos os músculos do corpo.

2 - Quais são os músculos que trabalham na caminhada nórdica ?

Os bastões de caminhada nórdica permitem uma propulsão do corpo para a frente, mas possuem também outra qualidade: o movimento dos bastões de caminhada nórdica amplifica o movimento natural e faz trabalhar os músculos dos ombros, braços, e dos abdominais, assim como os músculos das nádegas e das coxas !

bienfaits_marche_nordique

Também é interessante considerar os bastões de caminhada nórdica como um acessório de fitness ao ar livre, para efetuar vários exercícios de fortalecimento muscular e de flexibilidade. Na caminhada nórdica, os bastões têm as pontas orientadas para trás para uma maior propulsão para a frente, em vez de colocadas verticalmente como nos bastões de caminhada.

Assim, graças ao uso dos bastões, a caminhada nórdica tonifica os músculos e ajuda a manter a flexibilidade, assim como o equilíbrio e a coordenação entre o movimento dos braços e das pernas. 

A CAMINHADA NÓRDICA, UMA FORMA DE PREVENIR NUMEROSAS DOENÇAS

Para além de beneficiar de uma atividade ao ar livre, a caminhada nórdica é um excelente meio para prevenir certas doenças e manter uma boa saúde.

A caminhada nórdica atua positivamente sobre :

  • a hipercolesterolemia
  • a diabete tipo 2
  • a pressão arterial
  • a qualidade de vida das pessoas asmáticas
  • a frequência cardíaca em repouso
  • o fortalecimento dos ossos e a prevenção da osteoporose
  • o fortalecimento das articulações

​Não hesite em adquirir um bom equipamento para descobrir a caminhada nórdica, seu maior aliado de forma e emagrecimento, assim como seu maior parceiro saúde !

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Deixar a opinião
HAUT DE PAGE