Como praticar caminhada com as crianças?

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Se você pratica caminhada esportiva, certamente sabe de todos os benefícios que esta atividade traz para a sua saúde e bem-estar. Todas as idades se beneficiam com a caminhada especialmente as crianças, que são suscetíveis ao risco de excesso de peso relacionado ao sedentarismo.

Como motivar as crianças a praticarem caminhada e com que duração? A Newfeel responde a estas questões!

Por que eu deveria incentivar meu filho a andar?

Seu filho já caminha naturalmente ao longo do seu dia. Gasta energia no recreio, nas aulas de educação física e, se for caso, durante a prática semanal mais intensa de uma atividade esportiva extra.

Mas ela deveria praticar uma atividade física contínua? Praticando atividades de resistência, a partir de 30 minutos diários, os benefícios da caminhada se multiplicam!

Por ser acessível desde a infância, a caminhada pode ser facilmente integrada ao cotidiano familiar.

Por isso, aproveite a oportunidade: equipe os seus pequenos atletas com um bom calçado e lhes transmita o gosto pela caminhada!

A partir de que idade uma criança pode praticar caminhada de forma contínua?

Assim que a criança consiga andar sem cair, já é possível convidá-la para passeios curtos, estimulando o gosto pela caminhada.

Com 4 ou 5 anos acostume-se a levar e buscar da escola a pé, para que se ela acostume aos poucos. Sempre ao seu lado, o seu pequeno acumulará preciosos minutos de caminhada e, de forma natural, começará esta atividade esportiva durante seu dia-a-dia.

Por quanto tempo devo caminhar com uma criança?

Quando ela já estiver bem acostumada ao curto trajeto casa-escola, proponha a ela uma caminhada adicional de 30 minutos, de 2 a 3 vezes por semana.

Fique de olho em suas reações e, sobretudo, nunca a force!

Se perceber que a criança tem capacidade e está motivada, prolongue, progressivamente, a duração da sessão até 1 h ou 2 h.

É possível praticar caminhada esportiva com uma criança?

Para as crianças, é recomendável praticar 1 hora de exercício por dia, com “intensidade moderada a elevada”.

A caminhada rápida serve perfeitamente para essas mudanças de ritmo: basta acelerar o passo! Deste forma, você poderá suavemente iniciar seu filho à caminhada esportiva, incentivando-o a se concentrar na respiração, a movimentar corretamente os braços e a tentar articular bem os pés.

Seja paciente: a adesão do seu pequeno praticante dependerá de vários fatores, entre eles a sua forma física, a sua disposição, o seu temperamento e, inclusive, as condições meteorológicas. Fique sempre atento: acima de tudo, essas sessões em família devem ser um prazer!

Ao caminhar lado a lado com o seu filho, ele poderá descobrir os prazeres do esporte ao ar livre e habituar-se a se deslocar a pé. Isso contribuirá para cuidar da sua saúde e bem-estar todos os dias!

E você? Quais são as suas dicas para incentivar o seu filho a caminhar? compartilhe-as conosco!

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Benefícios da caminhada
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A caminhada contribui muito para a melhoria da saúde dos adultos... e das crianças também! Fazer com que as crianças andem a pé desde muito cedo é garantir o seu crescimento harmonioso e iniciá-las nos prazeres da prática regular de uma atividade física.

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