Como caminhar mais rãpido ?

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À procura de novas sensações na caminhada, você decidiu acelerar? Descubra, com o atleta Emmanuel Lassalle, as técnicas para melhorar sua caminhada e passar a uma velocidade superior. Ponha gás em suas saídas!

Não há boa ou má em velocidade na caminhada rápida. Essa conta é a sua, porque um Km percorrida significa 1 km. No entanto, aprender a caminhar mais rápido vai tornar você mais forte, vai permitir que você perca rapidamente peso e melhore sua capacidade cardiovascular. A velocidade é emocionante. Ela vai te dar mais prazer em fazer caminhada.

COMO CAMINHAR MAIS RAPIDAMENTE?

As acelerações na caminhada esportiva são muito diferentes daquelas da corrida a pé. Elas quebram a monotonia de suas longas horas de caminhada e permitem permanecer motivado. Para descobrir estas sensações, existem técnicas para você melhorar. Vai ser necessário se basearem técnicas de caminhada rápida: o movimento dos pés e o movimento dos braços.

Lembre-se de manter a boa postura e não se dobre para a frente, pois caso contrário você pode bloquear a respiração e ter aquela dor lateral que você odeia tanto!

COM AS PERNAS, DOIS MODOS DE IR MAIS RÁPIDO

- Aumente a frequência de seus passos

Tomando o cuidado de bem posicionar o pé, dê mais passos e empurre com mais força em seus dedos impulsionando-se para a frente com mais potência. 

Atenção, o músculo tibial anterior, vai ser ainda mais solicitado do que o habitual, por isso deve estar bem aquecido. Inicie a sessão com uma caminhada básica de alguns minutos e, em seguida, caminhe sobre os calcanhares por alguns metros. Isso permitirá que seu tibial esteja pronto para segui-lo. Se seus tibiais estão doloridos, alongue-os com este exercício de alongamento do tibial anterior.

- Aumentar o alcance de seus passos

Alongando o seu passo, você vai ser rapidamente surpreendido! Esta técnica irá solicitar ainda mais a sua capacidade cardíaca e, por isso, se você sentir falta de ar, retome o ritmo que melhor para você.

Para ganhar amplitude, faça uso dos seus quadris. Eles devem permanecer estáveis e continuar o movimento de suas pernas. Com essa técnica, você também vai fortalecer mais rápido os glúteos e a parte posterior das coxas.

PARA IR MAIS RÁPIDO, USE TAMBÉM OS BRAÇOS

Se você optar por acelerar, seja fazendo mais passos ou passos mais longos, o movimento do braço continua a ser essencial.

Se você colocar uma maior frequência em seus passos, os braços terão o mesmo ritmo do que as pernas. Lembre-se bem do movimento destes últimos, para que os seus movimentos continuem sincronizados.

Se você decidir por alongar seus passos, estique os braços e leve-os até bem atrás para acompanhar a sua aceleração. Este movimento muito amplo irá trabalhar os músculos das suas costas que você vai alongar no final da sessão, e até mesmo seu peitoral!

INTEGRE O FRACIONADO EM SUAS SESSÕES

O fracionado trata-se de alternar as fases de caminhada esportiva rápida com outras mais lentas. Se você é capaz de caminhar uma hora sem parar, então você pode incluir 3 a 4 fases de 5 minutos de caminhada em aceleração. Isso vai melhorar a sua resistência. Aos poucos, você vai constatar que você é capaz de andar mais rápido, por mais tempo e sem fôlego!

Insira esta aceleração também de acordo com os seus desejos, pois só se você desejar acelerar é que você vai desfrutar do prazer de caminhar mais rapidamente. Este é o perfeito exercício para tonificar seus músculos tanto quanto o seu braço. E, especialmente, se você estiver ofegante... diminua ou aproveite a oportunidade para uma sessão de alongamento!

Você anota o seu progresso em um diário de treinamento? Ao seguir sua atividade, em um caderno ou através de um aplicativo de smartphone, ver o seu progresso é uma boa maneira de se manter motivado! 

 

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Benefícios da caminhada

Por que razão se diz que a caminhada esportiva é um esporte completo? A caminhada esportiva, seja a ocasional ou regular, não trabalha apenas os músculos inferiores. Além de exercitar as coxas e os músculos dos glúteos, a caminhada esportiva exercita também a zona superior do corpo, como os braços e os abdominais.

Técnicas e dicas

Qual a diferença entre um simples praticante da caminhada e um praticante da caminhada esportiva? O movimento do pé, inconsciente para quem pratica caminhada, e controlado para quem pratica caminhada esportiva.Na caminhada esportiva, o movimento correto permite evitar ferimentos e otimiza o trabalho muscular.

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