Caminhada esportiva, um medicamento para fortalecer suas capacidades cardíacas

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Charles Aisenberg é médico da INSEP, Institut National du Sport, de l'Expertise et de la Performance. Para ele, a caminhada esportiva é repleta de benefícios, sobretudo para o sistema cardiovascular. Então, para retomar a sua saúde, não hesite mais: a caminhada rápida é boa para o seu coração e sua saúde!

Todos nós já ouvimos falar de doenças cardiovasculares, que são as doenças do coração e do sangue. A caminhada esportiva, como atividade física suave e de resistência, permite uma melhor circulação sanguínea.

O treinamento do músculo cardíaco, graças à prática regular da caminhada esportiva, permite fornecer uma resposta muito eficaz para os problemas cardiovasculares. Somente o fazendo trabalhar pela prática da caminhada é que você pode fortalecê-lo. A caminhada rápida permite mais bem controlar a sua pressão arterial, evitar ou controlar o diabetes e, enfim, fornecer uma resposta aos fatores de risco e melhorar sua esperança de vida!

1 - Controlar sua pressão arterial

A prática de uma atividade esportiva regular é bom para a saúde. Ela permite diminuir a pressão arterial de 10mm, geralmente alta por causa do estresse e motivo de acidente vascular.

2 - Controlar o diabetes

A atividade física permite combater o diabetes tipo II em cerca de 60 % dos casos, nas pessoas intolerantes à glicose. Uma vez o diabetes instalado, a caminhada esportiva vai permitir diminuir o tratamento medicamentoso e o controle do diabetes, retardando as complicações.

3 - Melhora do perfil lipídico

A caminhada permite também diminuir o mau colesterol em relação ao bom colesterol! Mais tecnicamente,dizemos que ela concorre à melhora do perfil lipídico sérico.

4 - Combater a obesidade

Praticada paralelamente a um regime, uma atividade física moderada, como a caminhada esportiva, participa do controle da sobrecarga ponderal. A caminhada rápida é, então, recomendada para a perda de peso. Sua prática permite aumentar a presença da massa magra e afina a sua silhueta, reduzindo as gorduras abominais.

Cerca de 35 % dos pacientes que sofrem de doença coronariana ou doença arterial, a caminhada esportiva e seus benefícios permitem diminuir a mortalidade de modo significativo.

Como escutar seu coração para praticar a caminhada esportiva e fortalecer suas capacidades cardíacas?

O coração é um verdadeiro instrumento de medida de sua forma física! Se a frequência cardíaca é muito alta, você vai ficar ofegante e vais se cansar. Associando uma boa respiração à correta dose de esforço, você irá aproveitar todos os benefícios da caminhada esportiva para a sua saúde.

Eu o aconselho a praticar este esporte pelo menos 20 min., 3 dias por semana, com uma frequência cardíaca entre 50 e 75 % de sua FCM (Frequência Cardíaca Máxima).

Para saber a sua frequência cardíaca máxima, é possível ir ao seu médico para efetuar um teste de esforço. Também é possível calculá-la desta maneira:

Para homens : 220 – a idade.
Para mulheres: 226 – a idade.

A frequência cardíaca, à medida de seus treinamentos,vai diminuir no repouso e você vai constatar que ela sobe menos e mais durante o esforço. Com a prática, você poderá constatar que poderá provocar um esforço cada vez mais intenso pois o seu coração estará cada vez mais forte.

A caminhada esportiva, fortalecendo o seu coração, permite então melhorar a qualidade de vida e evitar os riscos de acidentes cardíacos.

BOM A SABER

As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de mortalidade na França.
180 000 óbitos por ano são provocados por esta doença
Elas são a terceira causa de óbito prematuro antes dos 65 anos, atrás dos cânceres e das mortes por acidente.

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Benefícios da caminhada

Está clinicamente comprovado que para se manter saudável é indispensável praticar uma atividade física regular. É o chamado "esporte saudável". Sente dificuldade em escolher um entre tantos esportes? Charles Aisenberg, especialista de medicina esportiva membro da INSEP, aconselha a caminhada rápida para cuidar da saúde.

Benefícios da caminhada

Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a caminhada rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso de modo duradouro?

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