Caminhada esportiva : quanto tempo até perder peso ?

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Médicos e especialistas em saúde estão em sintonia e dizem que a caminhada rápida é uma excelente escolha para perder peso: permite que os músculos queimem calorias, consumindo as suas reservas de gordura. No entanto, sabe quanto tempo é preciso marchar para perder peso de modo duradouro? 

COMO PERDER PESO COM A CAMINHADA ESPORTIVA ?

Para começar a perder peso, é preciso alcançar a «zona de resistência», entre 60 e 70% da sua Frequência Cardíaca Máxima. É neste momento que a maioria das calorias queimadas para alimentar os músculos, que necessitam de energia, provém das gorduras,.

Para alcançar esta zona e queimar calorias, é necessário caminhar em um ritmo esportivo, entre 5 e 8km/h.

Sinais da «zona de resistência»

  • A sua respiração é mais pesada

  • Você transpira ligeiramente

  • O esforço do seu corpo se faz sentir

  • Continua a conseguir manter uma conversa sem perder o fôlego

Se perder o fôlego, você está indo demasiadamente rápido! Diminua para recuperar o ritmo mais adequado

QUANTO TEMPO MARCHAR DEVE CAMINHAR PARA PERDER PESO DE MODO DURADOURO ?

Para queimar calorias das gorduras, é necessário manter este ritmo durante 30 a 50 minutos, no mínimo, depois de aquecer com uma caminhada à sua velocidade natural durante 10 minutos.

Em geral, estima-se que uma pessoa de estatura média, com cerca de 70 kg queimará, pelo menos, 300 calorias após 1 hora de marcha esportiva a 6 km/h.

São desenvolvidos assim, os músculos, sobretudo, ao nível das coxas e dos gluteos, onde serão consumidas mais calorias, mesmo em repouso. 

PARA EMAGRECER, É PRECISO PERDER GORDURA, NAO MUSCULOS !

O mais importante para perder peso com 1h de marcha esportiva é treinar regularmente, sem perder músculo, que é o que aconteceria se fizesse uma dieta. Os músculos queimam calorias naturalmente. Quanto mais se desenvolvem graças aos seus esforços em resistência, mais calorias consomem. É o círculo vicioso da marcha esportiva, desde que se mantenha motivado!

Atenção: os músculos têm um determinado peso e, ao desenvolvê-los, a perda de gordura não será necessariamente visível na balança. É por isso que você deverá, preferencialmente, concentrar-se na evolução do perímetro da cintura, que poderá ser registado no seu diário de treino e não tanto no peso, conforme recomenda o especialista em medicina esportiva Charles Aisenberg.

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A caminhada esportiva é um esporte simples, eficaz e que não exige muito equipamento: é essencial apenas um bom tênis para tirar o máximo partido das suas capacidades e tomar gosto pela caminhada. Siga o nosso guia para escolher o tênis adequado para caminhada esportiva.

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