Apprender a caminhar correctamente

(1)
Colocar um comentário

Jeanick Landormy, preparador físico para caminhada e marcha atlética, nos apresenta seus conselhos técnicos e práticos para aprender a caminhar corretamente. Com essas noções essenciais, você não terá mais desculpas para não se tornar o praticante de caminhada que você sempre sonhou ser!

O MOVIMENTO DO PÉ

Movimentar o pé corretamente é essencial. Do calcanhar até os dedos , o movimento do pé termina em sua impulsão, graças à força efetuada pelos dedos.

"É preciso ter em mente que esta fase de impulsão deve ser realizada para frente e não para o alto. Para isso, empurramos com os dedos, solicitando a musculatura da panturrilha."

UTILIZAR OS BRAÇOS

"Os braços não devem ser passivos, eles o ajudam no impulso, fazendo o papel de balanceadores.Você deve imaginar que os braços puxam uma corda a cada movimento.Eu aconselho tentar antes fazer os movimentos de braço no local, pernas estendidas e tronco reto, durante alguns minutos."

O braço deve estar dobrado na altura do cotovelo, em 90° para formar um ângulo reto, seus punhos dever estar fechados mas a execução do movimento deve, entretanto, ser descontraída.

Para tomar consciência da importância dos braços, Jeanick lhe propões "fazer um teste, andando alguns metros sem nenhum movimento de braços, ficando estes colados ao longo do corpo.Experimente, em seguida, o mesmo exercício com o cotovelo dobrado e movimentos amplos para frente e para trás."

COORDENAR SEUS MOVIMENTOS PARA OTIMIZAR A CAMINHADA

O exercício seguinte deve ser realizado em séries:quatro a cinco séries de 20 repetições no seu tempo de caminhada.

"A cada três ou cinco passo, fazer um movimento de rotação do tórax para a esquerda ou para a direita, sem parar de andar.Durante esta rotação, abra os braços para os estender e formar uma cruz.Volte à posição inicial, continue a caminhar e depois realize o mesmo movimento do outro lado."

PARA TRABALHAR A VELOCIDADE

A ideia agora é manter a caminhada rápida quanto for possível, durante 30 segundos, depois recuperar durante 2 minutos, caminhando no seu ritmo.Repita o ciclo 5 a 10 vezes segundo o seu estado físico.

Conclua, a seguir, a sua sessão de treino com uma volta calma por 5 minutos, caminhando suavemente.Ao final de algumas sessões, você terá integrado todas estas noções e você deverá ter progredido rapidamente!

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Deixar a opinião
Técnicas e dicas
respiration_newfeel

Respirar, caminhar... Dois gestos tão naturais que muitas vezes esquecemos de fazer conscientemente. No entanto, respirar se aprende, da mesma forma que andar corretamente: com a experiência. Veja como controlar sua respiração para se sentir melhor na caminhada esportiva e para melhorar a sua resistência.

(1)
Benefícios da caminhada

Você deseja perder alguns quilos mas a agulha da sua balança tem dificuldades em indicar o caminho certo?Charles Aisenberg, médico de esporte assessor no INSEP (Instituto Nacional do Esporte, das Competências especializadas e do Desempenho), aconselha a caminhada esportiva para que você se sinta melhor com seu corpo. Acabe com as dietas complicadas, é necessário caminhar para perder peso!

(2)
HAUT DE PAGE