Alongamento dos ombros, costas e pescoço

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Tanto após o aquecimento como no final da sessão, estes exercícios de alongamento farão muito bem aos músculos do ombro, costas e pescoço. Até mesmo no dia a dia, para eliminar as tensões causadas pelo estresse!

Tanto após o aquecimento como no final da sessão de exercícios, é recomendável dedicar alguns minutos para alongar os músculos. Aqui estão alguns exercícios de alongamento para cuidar dos músculos dos ombros, costas e pescoço.

Se você praticar caminhada rápida prestando atenção ao movimento dos seus braços, perceberá que os músculos das costas, pescoço e ombros são muito solicitados. Em um artigo dedicado à postura correta a adotar, falamos também sobre as possíveis dores nesses músculos que você não estimula mais (ou muito pouco) antes de começar ou retomar a caminhada rápida.

Estes exercícios de alongamento lhe farão bem e ajudarão a eliminar as tensões. Para ser feito durante e após a sessão de caminhada rápida, respirando profundamente. Até mesmo no dia a dia, para eliminar as tensões causadas pelo estresse!

ALONGAMENTO DOS OMBROS

Para fazer este exercício de alongamento: Cruze o braço direito em sua frente, na altura do ombro. Segure o cotovelo com a mão esquerda. Puxando para a esquerda, de um lado ao outro do busto, respire profundamente.

Mantenha o alongamento por 15 segundos. Repetir 2 vezes para cada ombro.

Tenha cuidado para não puxar muito forte e fazer o movimento sem solavancos.

ALONGAMENTO DAS COSTAS

Ter costas flexíveis é importante tanto para realizar cada movimento de caminhada rápida sem problemas como para a sua saúde cotidiana.

Exercício 1:

Com os pés cruzados, levante os braços acima da cabeça, cruzando os dedos. Com as palmas das mãos voltadas para o céu, incline o tronco para a direita por 30 segundos e respire profundamente. 

Retorne lentamente o busto e as mãos ao centro, o torso alinhado com as pernas, e alongue o outro lado por 30 segundos. 

Exercício 2:

O exercício seguinte é composto por 3 fases ritmadas por sua respiração e requer que você se apoie em uma árvore ou banco. 

Em primeiro lugar, com os pés juntos, levante os braços o mais alto possível enquanto inspira. Você vai sentir a sua coluna alongar à medida que estica os braços. 

Ao expirar, desça lentamente, apoie as mãos em uma árvore ou banco e continue a descer de forma que suas costas estejam alinhadas com o solo, se possível. 

Termine a expiração soltando os braços harmoniosamente em direção ao solo. Mantenha essa posição por alguns segundos. Em seguida, levante-se e volte à posição inicial, com os braços ao longo do corpo.

Repita várias vezes até se sentir completamente relaxado. 

ALONGAMENTO DO PESCOÇO

Pés afastados na altura dos ombros, costas retas: Passe o braço esquerdo por trás das costas e segure-o pelo pulso com a mão direita. Para alongar, puxe lentamente para a direita e segure por 15 segundos, enquanto continua a praticar a respiração abdominal.

Para acentuar o alongamento sem se machucar, incline a cabeça para a direita, novamente por 15 segundos.

Repita o alongamento de 2 a 3 vezes para cada lado!

 

 

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