5 boas razões para praticar caminhada mesmo no inverno

Colocar um comentário

A ideia de calçar o tênis de caminhada esportiva ou de pegar nos bastões de caminhada nórdica no inverno deixa você com frio? Mesmo se considere mais difícil encontrar motivação para a caminhada em tempo frio, estas 5 boas razões para continuar a praticá-la no inverno vão fazer você mudar de ideia!

1 – Consumimos mais calorias quando está frio

Todos sabemos que temos tendência a comer mais no inverno do que no verão para combater o frio. Se, durante o inverno, manter a linha é por si só uma preocupação, fique sabendo que quando está frio o seu organismo consome mais calorias, para ajudá-lo a se aquecer.

O frio estimula o consumo de calorias além das perdas devidas aos esforços dos músculos (das coxas, das nádegas, e dos braços) tanto na caminhada rápida como na caminhada nórdica. Uma boa razão para se aventurar lá fora?

2 – Praticar esporte enquanto está frio aumenta o exercício cardíaco

A caminhada, atividade suave e de resistência, permite melhorar sua capacidade cardíaca. Quando está frio, o corpo procura manter sua temperatura interna mais ou menos constante em cerca de 37°C, favorecendo a circulação sanguínea. O coração vai assim bater com mais força, fortalecendo-se.

ATENÇÃO:

"Quando está frio é necessário limitar o desempenho esportivo e manter-se quente caso sofra de problemas cardíacos. O coração vai trabalhar mais do que é habitual e consumir, assim, mais energia do que em tempo normal. Esta ação vai privar os músculos de parte desta energia. Cuide-se!" - Dr. . Patrick Bacquaert, IRBMS

3 – Ficamos menos doentes no inverno graças ao esporte

Através da prática da caminhada rápida e da caminhada nórdica no inverno e dos esforços que são necessários, o seu corpo irá progressivamente habituar-se ao frio. E isto é benéfico: Você vai ficar menos vezes doente fortificando as suas defesas contra os micróbios do inverno

marche_sportive_hiver_newfeel

Não se esqueça, no entanto, que deverá equipar-se corretamente para continuar a praticar a caminhada em tempo frio.

Quando a temperatura descer para além dos -5°C, evite sair para praticar esporte uma vez que é nessa temperatura, o esporte praticado no inverno começa a ser perigoso para você e para a sua saúde!"- Dr. Patrick Bacquaert, IRBMS

4 – No exterior, podemos aproveitar a luz nat4 – Do lado de fora, podemos aproveitar a luz natural e o ar puro!ral e o ar puro!

Faça frio ou faça sol, passar um tempo em contato com a luz do dia nunca é demais, pois permite manter o bom humor. Para além disso, você pode desfrutar do ar fresco e respirar mais oxigênio. Não hesite e aproveite a sua pausa de almoço para praticar um pouco de caminhada. Tudo isso, em conjunto, permite eliminar as tensões, dormir melhor e, assim, enfrentar a depressão da época!

5 – É gratuito!

Nunca é demais repetir que, ao contrário de uma inscrição numa academia, a caminhada rápida e a caminhada nórdica apenas exigem que você se equipe com tênis concebido para este esporte e uns bastões de caminhada nórdica, caso pratique com bastões!

Quanto ao resto, você tem à sua disposição espaços verdes e jardins para desfrutar o quanto quiser e com quem quiser, para que você se sinta na melhor forma durante todo o inverno!

 

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vote
Deixar a opinião
Técnicas e dicas

Mesmo quando está frio, você quer continuar a praticar a caminhada? Basta vestir-se adequadamente e prestar mais atenção à sua alimentação durante a sua sessão. Emmanuel Lassalle, o praticante de caminhada de Grande Fundo lhe dá seus conselhos de atleta, após passar longas horas a praticar e em qualquer tempo.

Técnicas e dicas
conseils_marche_rapide_nordique_nuit_newfeel

Por si, a prática da caminhada ativa ou da caminhada esportiva é de manhã cedo ou ao fim da tarde. Está com receio de perder a motivação quando o outono chegar e de que os dias fiquem mais curtos? Veja a noite como a ocasião perfeita para redescobrir os prazeres da caminhada, desde que siga estes 4 conselhos!

Benefícios da caminhada

A caminhada esportiva é uma atividade física simples, fácil de começar e que todos podem praticar. No entanto, os benefícios deste esporte são inúmeros e contribuem para melhorar o seu bem-estar físico e mental.

HAUT DE PAGE