4 conselhos sobre caminhada esportiva para o mäximo prazer no veräo

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No verão, o tempo bom e as férias são uma verdadeira fonte de motivação para aproveitar os benefícios da caminhada esportiva. Para algumas pessoas, o verão é o momento ideal para retomar uma atividade física, mas lembre-se de que deve preparar adequadamente as suas sessões de caminhada esportiva para tirar o máximo de prazer!

CAMINHE NO MOMENTO MAIS FAVORÁVEL DO DIA

Evite sobretudo marchar quando o sol está à pique, entre as 12 e as 15 horas. O acréscimo de transpiração não fará você perder mais peso!

Quando transpira, o corpo elimina a água para manter a temperatura interna e não queima a gordura. Com o calor máximo, você corre o risco de desidratação.

É preferível treinar de manhã ou no fim da tarde, quando as temperaturas são mais amenas. O especialista em medicina esportiva Charles Aisenberg desaconselha os treinos à noite, apesar da tentação de aproveitar os dias mais longos "para não perturbar o ciclo do sono".

HIDRATE-SE ADEQUADAMENTE MESMO QUE NÃO TENHA SEDE

No verão, durante suas sessões rápida, o seu corpo elimina muito mais água do que o habitual. O consumo de água aumenta, por isso você terá de se hidratar em conformidade.

Nunca espere ter sede, pois quando isso acontecer já será tarde demais!

Antes, durante e após o esforço, beba lentamente o máximo possível. Pode beber água ou uma bebida energética após 45 minutos de esforço.

Para compensar as perdas de minerais ocasionadas pela transpiração, poderá adicionar à bebida 1 a 2 pitadas de sal, ou alternar com uma bebida rica em sais minerais (por exemplo, água mineral).

ADAPTE O TREINO! COMECE MAIS DEVAGAR DO QUE O HABITUAL

Quando as temperaturas sobem, é mais difícil realizar um esforço físico. Por isso comece bem devagar durante o aquecimento para habituar o corpo ao calor durante o esforço.

Se é um ex-praticante que aproveita o inverno para retomar uma atividade esportiva, Charles Aisenberg recomenda "retomar progressivamente a atividade sem lembrar o nível que possuía antes de ter abandonado a prática esportiva. Isto se aplica a qualquer pessoa, defina um objetivo exequível para não perder a motivação!"

ESCUTE SEMPRE SEU CORPO

As náuseas, as dores de cabeça ou as cãibras são sintomas a que você deverá estar extremamente atento. São os sintomas da desidratação, ou até de insolação… Se tiver qualquer dúvida, você se abrigue à sombra e se hidrate, se possível próximo de uma corrente de ar fresco.

Quando está calor, é necessário conhecer seus limites e se manter atento à sua frequência cardíaca, que é o melhor indicador da condição física!

 

Sendo que é preferível preparar eficazmente a sessão de caminhada esportiva em tempo quente, deve adaptar o equipamento para aproveitar o máximo da caminhada rápida durante o verão!

 

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Para que as sessões de caminhada esportiva no verão sejam momentos de prazer, é necessário adaptar o equipamento utilizado com o acréscimo de calor. Opte por calçado e vestuário esportivo arejados!

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